Balanço das Ações da Secretaria de Saúde.

31

1. Oficina de Acolhimento para os Agentes Comunitários de Saúde
2. Oficina de Humanização para os profissionais de saúde da Atenção Básica
3. Revitalização de 10 postos de saúde – pintura e consertos em geral (Almofala, Carvoeiro, Sede/Pedra Cheirosa, Sede/Lagoa Seca, Riacho, Torrões, Córrego da Volta, Lagoa do Mineiro e Patos).
4. Contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem para as Equipes de Saúde – 100% dos postos com equipe completa.
5. Até o mês de Setembro foi realizado um total de 76.714 atendimentos médicos – Atenção Básica, Especialistas e Hospital, uma média de 6.300 consultas médicas/mês.
6. Foi realizado nas Unidades Básicas de Saúde um total de 57.878 consultas de enfermagem, uma média de 4.823 consultas/mês.
7. Na Saúde Bucal foram contratados dentistas e técnicos de saúde bucal para funcionamento de 06 Equipes de Saúde Bucal. Foram realizados uma média de 29.376 atendimentos odontológicos, uma média de 2.500 procedimentos odontológicos/mês
8. Foram realizados pelos 84 (oitenta e quatro) Agentes de Saúde – um total de 263.697 visitas domiciliares, uma média de 22.000 visitas/mês.
9. Contratação de profissionais para a equipe do NASF: Psicóloga, Nutricionista, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga e Educador Físico – equipe completa.
10. Processo seletivo para contratação de profissionais de nível médio para os postos de saúde: auxiliar de serviços gerais, vigias, recepcionistas e auxiliares de farmácia.
11. Manutenção dos equipamentos e aquisição de outros necessários para funcionamento das Unidades de Saúde – Otoscópio, Oftalmoscópio, Kits de Sutura e retirada de pontos, caixas de emergência
12. Aquisição de insumos e medicamentos injetáveis para os postos de saúde
13. Contratação de carros para deslocamento dos profissionais de saúde para as áreas – zona rural e urbana
14. Projeto “Pescando a saúde do Homem” – desenvolvido em Torrões que ofertou diversas ações de saúde – exames laboratoriais (PSA – câncer de Próstata), testes rápidos, orientações de saúde bucal, com o fisioterapeuta, nutricionista, educador físico e psicóloga. Entrega do Kit – bonés, protetor solar e garrafa para água, foram beneficiados mais de 150 homens.
15. Projeto “Saúde do homem e da mulher rural” – desenvolvido na comunidade de Córrego da Volta, em parceria com o SENAR- Secretaria de Desenvolvimento Agrário, foram beneficiados mais de 300 entre homens e mulheres, com exame de prevenção do colo do útero para as mulheres e exames laboratoriais (PSA) para os homens, testes rápidos, orientações de saúde bucal, com o fisioterapeuta, nutricionista, educador físico e psicóloga. Entrega de kit – mochila, boné, protetor solar, hidratante, creme dental, escova de dente e garrafa de água.
16. 1ª Semana de Enfermagem com ações de valorização, saúde do Trabalhador e sorteio de brindes para os profissionais de enfermagem do município.
17. Oficinas de Reterritorialização das áreas – para redefinição das áreas adscritas/população de responsabilidade das equipes de saúde e dos agentes comunitários de saúde.
18. Implementação da Política Municipal dos Direitos das pessoas com deficiência – com a contratação de um médico neuropediatra para atendimento as crianças especiais e com o acompanhamento de psicóloga, nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e educador físico do NASF.
19. Contratação de 02 (dois) laboratórios clínicos privados – Com o objetivo ampliar a oferta de exames laboratoriais a população.
20. Foram realizados até o mês de setembro um total de 40.556 exames laboratoriais, uma média de 3.800 exames por mês.
21. A Secretaria de Saúde de Itarema sediou o Fórum Regional de Conselheiros de Saúde com a participação de representantes de Morrinhos, Marco, Jijoca de Jericoacoara e Itarema. Contou com a participação de Técnicos do Conselho Estadual de Saúde e mais de 50 conselheiros municipais de saúde da Região do Baixo Acaraú.
22. Reestruturação do Conselho Municipal de Saúde – com eleição de novos conselheiros de saúde nas comunidades para garantir à população de Itarema a participação popular na definição de prioridades da saúde pública municipal.
23. Operação Carnaval – com ações de prevenção de acidentes de trânsito-blitz educativa, distribuição de preservativos, panfletos com orientações nutricionais e prevenção de DST/AIDS. Mutirão de limpeza para prevenção de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
24. Estruturação da Equipe de Vigilância Sanitária – com a Coordenação e agentes sanitários foram realizados no período inspeções, liberação de alvará sanitário, atendimento a denuncias e reclamações, totalizando 381 ações realizadas nos primeiros 08 meses da gestão municipal.
25. Audiência Pública na Câmara de Vereadores para prestação de contas do 1º Quadrimestre de 2017 e 2º Quadrimestre/2017 – Prestação de contas de recursos financeiros e da oferta de serviços aos vereadores e conselheiros de saúde conforme determina a Lei Federal Nº 141.
26. Conferência Municipal de Saúde da Mulher – com a participação de mais de 150 mulheres, representantes dos diversos segmentos, indígenas, área de assentamento, pescadoras, domésticas, servidoras públicas e estudantes para discutir propostas para melhorar a saúde da mulher no município de Itarema.
27. Concessão de transporte sanitário para usuários que realizam tratamento fora do município – Sobral, Fortaleza, Acaraú e Itapipoca. Pacientes que realizam tratamento em Unidades Oncológicas – Câncer, tratamento continuado em Hospitais Especializados, Hemodiálise, Cirurgias Ortopédicas, Cirurgias Geral. Em média são transportadas mais de 100 pessoas por semana.
28. Oferta de 5.540 consultas com médicos especialistas realizadas no CIAS e no Hospital – Pediatra, Ginecologista/obstetra (02), Cirurgião/Urologista, Ortopedista, Dermatologista.
29. Contratação de médico especialista em Ultrassonografia – oferta de ultrassonografias no CIAS, foram realizados mais de 1.000 ultrassonografias.
30. Aquisição de 01 (um) aparelho de Ultrassonografia para ampliar a oferta de exames ultrassonográficos no CIAS
31. Aquisição de 05(cinco) ambulâncias novas – para transporte de pacientes que necessitam de atendimentos em Sobral e Fortaleza.
32. Implantação do Laboratório de Prótese Dentária – no Centro Odontológico com oferta de mais de 300 próteses dentárias para inicialmente os idosos e adultos.
33. Reestruturação do Hospital Municipal – com a contratação de Direção Administrativa, Chefia de Enfermagem, Serviço de Triagem de Enfermagem, garantia de atendimentos médicos 24 horas com suporte de medicamentos e insumos conforme as necessidades dos pacientes. Foi realizado até setembro/2017 um total de 33.904 procedimentos ambulatoriais e 487 internações hospitalares.
34. Aquisição de 01(um) aparelho de raio-X – (já realizado a compra e aguardando a chegada do equipamento no município) com o objetivo de ofertar exames radiológicos com equipamentos de ultima geração.
35. Reestruturação da equipe do CAPS – a Equipe do CAPS conta 01 médico psiquiatra, 01 psicóloga, 01 terapeuta ocupacional, 01 enfermeira e 02 técnicos de enfermagem. Foi realizado no CAPS um total de 3.508 atendimentos.
36. PONTOS PRINCIPAIS:
37. Equipes de PSF completas – 100% de cobertura
38. Revitalização de 10 Unidades de Saúde Básicas
39. Aquisição de equipamentos e material permanente para todas as Unidades de Saúde
40. Aquisição de insumos, material médico hospitalar e medicamentos – funcionamento regular das Unidades de Saúde
41. Contratação de 02 laboratórios clínicos privados para complementar a oferta de exames laboratoriais – ampliação da oferta de exames laboratoriais especializados (PSA, taxas hormonais das gestantes no pré-natal).
42. Aquisição de 05 ambulâncias novas
43. Aquisição de 01 aparelho de Raio-X
44. Aquisição de 01 aparelho de ultrassonografia
45. Implantação do Laboratório de Próteses Dentárias – foram entregues uma média de 200 próteses
46. Recebimento de recursos financeiros para custeio no valor de R$ 1.056.000,00 de Incremento financeiro na Atenção Básica e Média Complexidade através de Emendas Parlamentares do Deputado Robério Monteiro.
47. Recebimento de Emendas Parlamentares para aquisição de equipamentos hospitalares no valor de R$ 700.000,00 do Deputado Robério Monteiro.
48. Equipe completa no NASF formada por: Psicóloga, Nutricionista, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta e Educador Físico.
49. Equipe completa do CAPS formada por: Psiquiatra, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Enfermeira e Técnicos de Enfermagem.
50. Equipe de Médicos Especialistas no CIAS e no Hospital Municipal formada por: Pediatra, Ginecologista, Obstetra, Ortopedista, Dermatologista, Cirurgião Geral, Urologista.
51. Funcionamento da Academia da Saúde e Atividade Física na Praça – Educador Físico do NASF.
52. Entrega de ambulâncias para as comunidades: Almofala, Carvoeiro e Córrego da Volta.
Governo Municipal de Itarema. Cuidado da nossa gente. Prefeito Elizeu Monteiro

Compartilhar