ITAREMA CONTRA LESHIMANIOSE

 
Publicação: 26/08/2013

O município de Itarema, assim como todo o estado do Ceará, hoje encontra se como uma área endêmica para a leishmaniose, doença essa conhecida popularmente como “calazar” a Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyialongipalpis) que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmaniachagasi.

Embora alguns canídeos (raposas, cães), roedores, endentados (tamanduás, preguiças) e equídeos possam ser reservatório do protozoário e fonte de infecção para os vetores, nos centros urbanos a transmissão se torna potencialmente perigosa por causa do grande número de CÃES, que adquirem a infecção e desenvolvem um quadro clínico semelhante ao do homem.

A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.

Na maioria dos casos, o período de incubação é de 2 a 4 meses, mas pode variar de 10 dias a 24 meses.


Preocupado com a situação do município de Itarema , com uma grande quantidade de cães abandonados nas ruas, foi solicitado ao núcleo de controles de vetores do estado do Ceará, NUVET, uma carrocinha para que esses cães fossem apreendidos e fossem clinicamente avaliados e feito o exame de calazar no intuito de diminuir a fonte de infecção da mesma.

O Período de análise para leishmaniose nos cães errantes em Itarema, através da triagem do teste rápido foram de 8 dias. Todos os testes foram realizados pelo médico Veterinário (responsável pela endemias do município).

Os cães foram apreendidos em local apropriado, acompanhados por 02 agentes de endemias e pelo médico veterinário, que no referido período receberam os proprietário dos cães para o resgate dos mesmos. FOI GARANTIDO ALIMENTAÇÃO (RAÇÃO) E ÁGUA PARA OS CÃES NO PERÍODO DA CAMPANHA.

A triagem dos cães foi desenvolvida pelo veterinário através de teste rápido para leishmaniose

O local onde os cães foram apreendidos apresentava ampla ventilação, inclusive boas condições de higiene.

Os cães foram devolvidos aos seus proprietários que contribuíram com 02 quilos de ração após teste rápido para leishmaniose.

Esta campanha é uma rotina na prevenção da leishmaniose, realizada pela Secretaria de Saúde do Ceará, através do Núcleo de Vetores (NUVET) em parceria com o municípiode Itarema.

Saiba mais em: http://www.wspabrasil.org


Turismo
Praias
Pontos Turisticos
Onde se Hospedar
Onde Comer
Eventos
Como Chegar
Cidade
Hino
História
Mapas
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAREMA

Paço Municipal - Praça Nossa Senhora de Fátima, 48, Centro

CNPJ: 07.663.941/0001-54

CEP: 62.590-000 - Itarema-CE

Telefone: (88) 3667-1133

Prefeito: Benedito Monteiro

FALE CONOSCO