Institucional

Prefeitura Municipal de Itarema

Marcos Robério Ribeiro Monteiro Filho

Prefeito(a)

Manuel Mecias de Andrade

Vice-prefeito(a)

Controladoria Geral do Município Mais informações
Eduardo Pinheiro

Controlador(a) Geral

Centro Administrativo Jose Maria Monteiro - Praça Nossa Senhora de Fátima , Nº 48 - Centro - CEP: 62.590-000

de Segunda A Quinta 08:00h às 12:00h e 13:00h As 17:00h e Sexta de 8:00h As 14:00h

(88) 3667-1133

controladoria@itarema.ce.gov.br

Gabinete do Prefeito Mais informações
Neto Santos

Chefe de Gabinete

Centro Administrativo Jose Maria Monteiro - Praça Nossa Senhora de Fátima , Nº 48 - Centro - CEP: 62.590-000

de Segunda A Quinta 08:00h às 12:00h e 13:00h As 17:00h e Sexta de 8:00h As 14:00h

(88) 3667-1133

gabinete@itarema.ce.gov.br

Secretaria Municipal da Educação Mais informações
Joao Vitor de Albuquerque

Secretário de Educação

Centro Administrativo Jose Maria Monteiro - Praça Nossa Senhora de Fátima , Nº 48 - Centro - CEP: 62.590-000

de Segunda A Sexta 08:00h às 12:00h e 13:00h As 17:00h

(88) 3667-1253

educacao@itarema.ce.gov.br

Secretaria Municipal da Saúde Mais informações
Letícia Reichel dos Santos

Secretário(a) de Saúde

Centro Administrativo Jose Maria Monteiro - Praça Nossa Senhora de Fátima , Nº 48 - Centro - CEP: 62.590-000

de Segunda A Quinta 08:00h às 12:00h e 13:00h As 17:00h e Sexta de 8:00h As 14:00h

(88) 3667-1133

saude@itarema.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Administração, Finanças, e Planejamento Mais informações
Francisco Fontenele Filho

Secretário(a) de Administração, Finanças e Planejamento

Centro Administrativo Jose Maria Monteiro - Praça Nossa Senhora de Fátima , Nº 48 - Centro - CEP: 62.590-000

de Segunda A Quinta 08:00h às 12:00h e 13:00h As 17:00h e Sexta de 8:00h As 14:00h

(88) 3667-1133

administracao@itarema.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca (sdrp) Mais informações
Carlos Antonio dos Santos

Secretário(a) de Desenvolvimento Rural e Pesca

Rua Mestre Pedro Leao , Nº 00 - Centro - CEP: 62.590-000

de Segunda A Quinta 08:00h às 12:00h e 13:00h As 17:00h e Sexta de 8:00h As 14:00h

(88) 3667-1207

agricultura@itarema.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer Mais informações
Ederson Silveira Sales

Secretário(a) de Esporte, Juventude e Lazer

Avenida João Batista Rios , Nº 00 - Lagoa Seca - CEP: 62.590-000

de Segunda A Sexta de 08:00 Hs às 12:00 Hs.

(88) 3667-1133

esporte@itarema.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos Mais informações
Jose Inacio Silva Parente

Secretária Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos

Centro Administrativo Jose Maria Monteiro - Praça Nossa Senhora de Fátima , Nº 48 - Centro - CEP: 62.590-000

de Segunda A Quinta 08:00h às 12:00h e 13:00h As 17:00h e Sexta de 8:00h As 14:00h

(88) 3667-1133

obras@itarema.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura Mais informações
Rosa

Secretário(a) de Meio Ambiente, Turismo e Cultura

Rua Manoel Teófilo da Guia , Nº S/N - Lagoa Seca - CEP: 62.590-000

de Segunda A Sexta de 08:00 Hs às 12:00 Hs e de 13:00 As 17:00

(88) 3667-1133

meioambiente@itarema.ce.gov.br

Secretaria Municipal de Proteção Social e Cidadania Mais informações
Maria Lucelia Pinto Monteiro

Secretária Municipal de Proteção Social e Cidadania

Centro Administrativo Jose Maria Monteiro - Praça Nossa Senhora de Fátima , Nº 48 - Centro - CEP: 62.590-000

de Segunda A Quinta 08:00h às 12:00h e 13:00h As 17:00h e Sexta de 8:00h As 14:00h

(88) 3667-1133

social@itarema.ce.gov.br

ACOMPANHAR OS PROCESSOS DE APROVAÇÃO E DESEMBOLSO DE FINANCIAMENTOS; VI - MANTER O CONTROLE DO DESENVOLVIMENTO DOS CONVÊNIOS E PROJETOS ESPECIAIS; ORGANIZAR E ACOMPANHAR A PUBLICAÇÃO DE CONVÊNIOS; ACOMPANHAR A APLICAÇÃO DOS RECURSOS ORIUNDOS DE CONVÊNIOS FIRMADOS COM A UNIÃO OU COM O ESTADO; IX - PARTICIPAR, COM AS SECRETARIAS ENVOLVIDAS NOS CONVÊNIOS, DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS DE RECURSOS FINANCEIROS ORIUNDOS DE OUTRAS ESFERAS DE GOVERNO; INFORMAR O PRAZO DE VALIDADE DOS CONVÊNIOS E PROPOR PRORROGAÇÃO OU ANULAÇÃO DOS MESMOS AO PREFEITO MUNICIPAL; MANTER ATUALIZADO OS DADOS E INFORMAÇÕES QUE CONSTAM NAS CLÁUSULAS DOS RESPECTIVOS CONVÊNIOS; XII - MANTER CONTATO COM OS ÓRGÃOS, INSTITUIÇÕES OU ENTIDADES QUE FOREM PARCEIRAS NOS CONVÊNIOS, PARA ATUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES; ACOMPANHAR A APLICAÇÃO DOS RECURSOS CAPTADOS, ATRAVÉS DE RELATÓRIOS DE EXECUÇÃO FÍSICA E FINANCEIRA E DOS INFORMES DE SUA EQUIPE PARA ADOÇÃO DE MEDIDAS CORRETIVAS EM CASOS DE DESVIOS DO PROGRAMA PARA REPRESENTAÇÃO DOS ÓRGÃOS PATROCINADORES; IDENTIFICAR ÓRGÃOS FINANCEIROS QUE ESTEJAM PROPENSOS A PARTICIPAR DE CONVÊNIOS, BEM COMO INICIAR CONTATOS E ORIENTAR NA ESTRATÉGIA A SER EMPREGADA; ZELAR PELA GUARDA DE TERMOS DE CONVÊNIOS E DEMAIS DOCUMENTOS RELACIONADOS

Alertar, formalmente, a autoridade administrativa competente, quando da identificação, apos apuração e constatação de indicios de atos ou fatos ilegais, ilegitimos ou antieconômicos que resultem em prejuízo ao erário, praticados por agentes públicos, para que sejam tomadas as devidas providencias

CONTROLAR OS CONVÊNIOS QUE ENVOLVAM A PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDERNEIRAS;REALIZAR OS CONTATOS PARA CONVÊNIOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS ESPECIAIS COM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS; ELABORAR, A PARTIR DE INFORMAÇÕES DAS SECRETARIAS INTERESSADAS, AS PROPOSTAS DE REPASSE, SUBVENÇÃO OU CONVÊNIOS; ACOMPANHAR A PREPARAÇÃO DE PROJETOS DESTINADOS A CAPTAR OS RECURSOS DISPONÍVEIS, JUNTAMENTE COM O ÓRGÃO INTERESSADO;

Estabelecer o controle interno e promover o acompanhamento necessário, em conjunto com outros órgãos, das atividades de execução orçamentária e financeira, patrimonial e operacional dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, bem como dos fundos municipais e dos convênios firmados com entidades que recebem subvenções ou outras transferências a conta do orçamento municipal no que se refere a comprovar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão e avaliar os resultados quanto economicidade, eficácia e eficiência

MANTER CADASTRO ATUALIZADO DE TODO O PATRIMÓNIO MUNICIPAL; REQUISITAR DO SETOR COMPETENTE O MATERIAL DE MANUTENÇÃO, COMBUSTÍVEIS E PEÇAS DE REPOSIÇÃO PARA VIATURAS, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DE PROPRIEDADE DA PREFEITURA

ORGANIZAR E MANTER ATUALIZADO O CADASTRO DE FORNECEDORES; - ELABORAR PESQUISAS DE PREÇOS PARA A INSTAURAÇÃO DE PROCESSOS DE LICITAÇÃO; - ENCAMINHAR PEDIDOS DE AQUISIÇÃO DE MATERIAIS OU CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS, CONFORME LEIS E NORMAS EM VIGOR; - REALIZAR PROCESSOS DE COMPRA COM DISPENSA DE LICITAÇÃO, CONFORME DISPOSITIVOS EM LEI; - ENCAMINHAR À CONTROLADORIA NOTAS FISCAIS, SOLICITAÇÃO DE EMPENHO E DEMAIS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS A CONTABILIZAÇÃO E PAGAMENTO;

SUPERVISIONAR AS AQUISIÇÕES, ESTOQUES E DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS E BENS; VERIFICAR AS AQUISIÇÕES DE BENS E SERVIÇOS DESNECESSÁRIOS OU ACIMA DAS NECESSIDADES EXIGIDAS PELOS SETORES DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Buscar assessoramento técnico nos assuntos que não dizem respeito à rotina dos trabalhos e colaborar, nos assuntos rotineiros, para o melhor desempenho das tarefas;

Coordenar a articulação com as diversas secretarias, com vista à elaboração de estudos, planos, programas e projetos que visem ao desenvolvimento econômico e social do Município;

Coordenar a articulação com as diversas secretarias, com vista à elaboração de estudos, planos, programas e projetos que visem ao desenvolvimento econômico e social do Município;

Coordenar a representação social e política do Prefeito;

Praticar os atos pertinentes às suas competências e atribuições, bem como outros correlatos e eventuais por determinação superior.

Preparar, organizar e controlar a tramitação de processos e documentos de relevância institucional para despacho do Prefeito;

- Promover o intercâmbio de experiências e de assistência técnica nos âmbitos regional, estadual, nacional e internacional, relacionado com processos exitosos de gestão do ensino municipal;

Coordenar, orientar e acompanhar a elaboração e a execução do Plano Municipal de Educação, em consonância com as diretrizes gerais do Governo Municipal e a legislação vigente;

ESTRUTURAR, ALIMENTAR E MANTER ATUALIZADO O SISTEMA DE INFORMAÇÃO SOBRE O SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, EM ARTICULAÇÃO COM ÓRGÃOS ESTADUAIS, FEDERAIS E MUNICIPAIS AFINS; ARTICULAR-SE COM OS DEMAIS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS NO PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E AÇÕES QUE PRECISEM DE COORDENAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PARA ASSEGURAR SUA EFICÁCIA E ECONOMIA DOS RECURSOS PÚBLICOS; ACOMPANHAR E APOIAR AS ATIVIDADES DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS AFINS COM VISTAS A COLHER SUBSÍDIOS PARA A DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS, DIRETRIZES E ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO; REALIZAR AÇÕES DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS QUE PERMITAM A VIABILIZAÇÃO DO FINANCIAMENTO DOS PROGRAMAS E AÇÕES DENTRO DE SUA COMPETÊNCIA;

ESTRUTURAR, IMPLANTAR E GERENCIAR O SISTEMA DE ENSINO MUNICIPAL EM TODAS AS MODALIDADES DE RESPONSABILIDADE DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, GARANTINDO O ACESSO, PERMANÊNCIA E QUALIDADE, EM CONSONÂNCIA COM AS DIRETRIZES GERAIS DOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL; PROMOVER O INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS E DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA NOS ÂMBITOS REGIONAL, ESTADUAL, NACIONAL E INTERNACIONAL, RELACIONADO COM PROCESSOS EXITOSOS DE GESTÃO DO ENSINO MUNICIPAL; COORDENAR, ORIENTAR E ACOMPANHAR A ELABORAÇÃO E A EXECUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, EM CONSONÂNCIA COM AS DIRETRIZES GERAIS DO GOVERNO MUNICIPAL E A LEGISLAÇÃO VIGENTE; PROMOVER, EXECUTAR E AVALIAR, EM ARTICULAÇÃO COM OS ÓRGÃOS AFINS, PROGRAMAS E AÇÕES DE QUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES E PROFISSIONAIS DO ENSINO PÚBLICO MUNICIPAL; PLANEJAR, EXECUTAR E CONTROLAR OS PROGRAMAS E AÇÕES DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, TRANSPORTE, MATERIAL DIDÁTICO E DEMAIS ATIVIDADES DE SUPLEMENTAÇÃO E ASSISTÊNCIA ESCOLAR, ADMINISTRAR O FUNCIONAMENTO E MANUTENÇÃO DA INFRAESTRUTURA FÍSICA E UNIDADES QUE COMPÕEM A REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO;

- Fortalecer o processo de controle social no SUS;

- Gerir o Sistema Único de Saúde - SUS no âmbito do Município;

DESENVOLVER AS AÇÓES DE SAÚDE NO MUNICÍPIO, POR MEIO DA REDE DE SERVIÇOS PÚBLICOS AMBULATORIAIS, HOSPITALARES E DE APOIO DIAGNÓSTICO/TERAPÊUTICO, BEM COMO AS DA REDE DE SERVIÇOS COMPLEMENTARES, SEJA CONTRATADA OU CONVENIADA, DE FORMA HIERARQUIZADA E REGIONALIZADA

Estabelecer normas complementares para as ações e serviços públicos de saúde no âmbito do Município;

GERIR O FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE, EFETUANDO O CONTROLE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA, ACOMPANHANDO AS APLICAÇÕES DOS RECURSOS, CONFRONTANDO COM OS VALORES PROGRAMADOS E ENCAMINHANDO POSTERIORMENTE PRESTAÇÃO DE CONTAS AO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE, PARA ANÁLISE E APROVAÇÃO; XII - GERIR OS CONTRATOS E CONVÊNIOS COM A REDE COMPLEMENTAR;

MANTER, CONSERVAR, OPERACIONALIZAR E GERENCIAR AS UNIDADES PÚBLICAS DE SAÚDE, SEJAM AMBULATORIAIS BÁSICAS OU ESPECIALIZADAS, BEM COMO OS SERVIÇOS HOSPITALARES, INCORPORADAS AO SEU PATRIMÓNIO OU CEDIDAS MEDIANTE CONVÉNIO, DENTRO DE MODERNOS PADRÕES TÉCNICOS E CIENTÍFICOS

PLANEJAR, ORGANIZAR, CONTROLAR E AVALIAR OS SERVIÇOS, AS AÇÕES E AS POLÍTICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO, DIRETAMENTE OU MEDIANTE PARTICIPAÇÃO COMPLEMENTAR DA INICIATIVA PRIVADA, DEFININDO ASSIM, A POLÍTICA MUNICIPAL DE SAÚDE; GERIR O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE — SUS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO; EXERCER A REGULAÇÃO DO SUS MUNICIPAL, POR MEIO DE PADRÕES E CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA PARA A GESTÃO E FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE; COORDENAR A ELABORAÇÃO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO DO SUS, DIVULGANDO-OS APÓS APRECIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE; ESTABELECER NORMAS COMPLEMENTARES PARA AS AÇÓES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE NO ÂMBI DO MUNICÍPIO; FORTALECER O PROCESSO DE CONTROLE SOCIAL NO SUS;COORDENAR JUNTO AO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE E AS ÁREAS TÉCNICAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE A ELABORAÇÃO, ATUALIZAÇÃO E EXECUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE, PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE E O RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO

PROPOR A CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIOS, CONTRATOS E ACORDOS, NO ÂMBITO DE SUAS ATIVIDADES, COM ENTIDADES PÚBLICAS, FILANTRÓPICAS E PRIVADAS;

Desenvolver estudos e coordenar o planejamento e a elaboração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual, bem como orientar, coordenar, acompanhar e controlar a execução do orçamento de acordo com as disposições legais;

Desenvolver o planejamento operacional e a execução da política financeira, tributária e econômica do Município;

Efetuar o remanejamento orçamentário e abertura de crédito adicional ao orçamento quando solicitado pelas unidades administrativas, de acordo com as disposições legais;

Elaborar a proposta orçamentária, a programação financeira e o cronograma de desembolso;

Elaborar demonstrativos e relatórios do comportamento das despesas orçamentárias;

Exercer a presidência das comissões ligadas a realização de concursos públicos para o preenchimento de eventuais vagas no quadro de pessoal, podendo fazê-lo por delegação;

Fiscalizar e autuar as infrações cometidas contra a legislação vigente relacionada à sua área de competência;

Gerir a legislação tributária e financeira do Município;

Implementar campanhas visando à arrecadação;

Orientar as unidades administrativas sobre os possíveis remanejamentos e abertura de crédito adicional ao orçamento, bem como, sobre as necessidades de correção de eventuais desvios na execução do orçamento e nas diretrizes propostas;

Programar o desembolso financeiro, o empenho, a liquidação e o pagamento das despesas;

Requerer junto a Bancos a abertura de contas para movimentação de recursos financeiros sob sua responsabilidade;

Supervisionar a política municipal de recursos humanos e exercer controle sobre as despesas com pessoal;

Supervisionar os investimentos públicos e controlar a capacidade de endividamento do Município;

Zelar pelo patrimônio alocado na unidade, comunicando o órgão responsável sobre eventuais alterações;

DESENVOLVER E FORTALECER O COOPERATIVISMO AGRÍCOLA;

ESTABELECER A CONCEPÇÃO, FORMAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE FUNDOS ESPECIAIS DE INVESTIMENTOS E DE INCENTIVOS FISCAIS DESTINADOS AO DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E AMBIENTAL;

ESTIMULAR E FOMENTAR AS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO RURAL

FOMENTAR A AVICULTURA, PISCICULTURA, APICULTURA, HORTICULTURA, FRUTICULTURA, ENTRE OUTRAS PRÁTICAS ECONÓMICAS;

FORMULAR, IMPLEMENTAR, EXECUTAR, AVALIAR E FISCALIZAR AS POLÍTICAS, PROGRAMAS, PROJETOS E DEMAIS AÇÓES RELATIVAS À CADEIA PRODUTIVA E AO ABASTECIMENTO

GARANTIA SAFRA

MANTER A VIGILÂNCIA E A PRODUÇÃO DA DEFESA E INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E VEGETAL NO ÂMBITO DAS COMPETÊNCIAS MUNICIPAIS;

planejar, apoiar e desenvolver a política de agropecuária, do abastecimento e da proteção do meio ambiente;

PRESTAR ASSISTÊNCIA À FORMAÇÃO DE NÚCLEOS DE AGRICULTURA FAMILIAR;

PROMOVER A DIFUSÃO TÉCNICA DAS ATIVIDADES DA AGRICULTURA FAMILIAR E DE HORTIFRUTIGRANJEIROS;

COORDENAR AS ATIVIDADES RELACIONADAS COM AS ESCOLAS ESPORTIVAS DE BASE, PROMOVENDO PRÁTICAS DESPORTIVAS FORMAIS E NÃO FORMAIS, INCENTIVANDO, PRIORITARIAMENTE, O DESPORTO EDUCACIONAL;

INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DE EQUIPES E ATLETAS DO MUNICÍPIO EM COMPETIÇÕES DESPORTIVAS MUNICIPAIS, REGIONAIS, ESTADUAIS E NACIONAIS;

PLANEJAR, ORGANIZAR E REALIZAR JOGOS ESCOLARES LOCAIS DA JUVENTUDE

PROMOVER E COORDENAR A REALIZAÇÃO DE CAMPEONATOS NAS DIVERSAS MODALIDADES DESPORTIVAS A NÍVEIS COMUNITÁRIOS, DISTRITAL, MUNICIPAL, INTERMUNICIPAL, REGIONAL E NACIONAL

- orientar e executar as atividades de planejamento físico do Município;

APOIAR A FISCALIZAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS POSTURAS MUNICIPAIS RELATIVAS A CONSTRUÇÕES, EDIFICAÇÕES E INSTALAÇÕES PARTICULARES; -SUPERVISIONAR O CUMPRIMENTO DAS NORMAS RELATIVAS AO ZONEAMENTO E USO DO SOLO; IX - CONSERVAR OS PRÉDIOS MUNICIPAIS;

ATUAR EM CONJUNTO COM A DEFESA CIVIL DO MUNICÍPIO, EM ARTICULAÇÃO COM AS DEMAIS ENTIDADES DO SISTEMA, SECRETARIAS MUNICIPAIS, E SOCIEDADE, DE FORMA PERMANENTE, FORMULANDO E EXECUTANDO PLANOS, PROGRAMAS E AÇÕES DE MONITORAMENTO E CONTROLE DE RISCO, EM CARÁTER PREVENTIVO, EMERGENCIAL E ESTRUTURADOR

elaborar as especificações dos materiais a serem aplicados na execução das obras projetadas, tendo em vista o tipo de acabamento da obra;

GARANTIR APOIO ADMINISTRATIVO AO FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO, LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DAS RUAS, PRAÇAS, AVENIDAS, PARQUES, CANAIS, CANALETAS E RIOS QUE BANHAM O MUNICÍPIO

PLANEJAR E EXECUTAR DA POLÍTICA MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO EM TODO O TERRITÓRIO DO MUNICÍPIO, COMPREENDENDO: CAPTAÇÃO, ADUÇÃO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA;

PROMOVER O ESTUDO, PLANEJAMENTO, CONSTRUÇÃO E OPERAÇÃO, DIRETA OU INDIRETAMENTE, DE BARRAGENS PARA FINS DE APROVEITAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS, BEM COMO DE EMPREENDIMENTOS CORRELATOS

CRIAR, ORGANIZAR E REALIZAR EVENTOS TURÍSTICOS QUE POSSAM GERAR AUMENTO NO FLUXO DE TURÍSTICO, E EMPREGO E RENDA PARA A POPULAÇÃO

DESENVOLVER AÇÕES DE PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

EXECUTAR ESTUDOS E A VIABILIZAR DE PROJETOS CULTURAIS E TURÍSTICOS QUE TENHAM COMO FINALIDADE A PROMOÇÃO ECONÔMICA DO MUNICÍPIO

PROMOVER AÇÕES DE COMBATE ÀS DROGAS E A OCIOSIDADE JUVENIL

PROMOVER JOVENS TALENTOS LOCAIS E ASSEGURAR ATIVIDADES DE LAZER PARA A JUVENTUDE;

REALIZAR EVENTOS CULTURAIS, COMO SHOWS, CONCURSOS, FESTIVAIS E OUTRAS PROMOÇÕES LIGADAS À CULTURA

REALIZAR EVENTOS EM PERÍODOS DE BAIXA ESTAÇÃO, AUMENTANDO ASSIM A TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA E COMO CONSEQUÊNCIA UM AUMENTO DAS RECEITAS DO SETOR DE HOSPEDAGEM E TRANSPORTES TURÍSTICOS NESSE PERÍODO; III - CONSOLIDAR UMA IMAGEM FAVORÁVEL DO MUNICÍPIO E DAS EMPRESAS APOIADORAS DO EVENTO; IMPULSIONAR A CADEIA ECONÔMICA ENVOLVENDO ATIVIDADES QUE IRRIGAM A ECONOMIA E FOMENTA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO; ROMOVER O DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA DA VIDA DA POPULAÇÃO; ESTIMULAR E CONSOLIDAR CONTATOS COMERCIAIS E LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS, ATRAVÉS DOS EVENTOS TURÍSTICOS;- CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DOS SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA DO LOCAL, BENEFICIANDO A COMUNIDADE E TURISTAS.

- Assistir beneficiários nos problemas relacionados com a desnutrição, vestuário, saúde e organização das comunidades

- Manter atividades de pesquisa da realidade social, desenvolvendo e capacitando recursos humanos, orientando-os à prestação de serviços técnicos na área social

Desenvolver as atividades relacionadas ao planejamento, coordenação e implementação da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS, no âmbito do Município;

Desenvolver planos, programas e projetos, destinados à promoção humana e visando à inclusão social;

LEI MUNICIPAL: 975/2025 05/06/2025

05/06/2025

ESTABELECE A DESAFETAÇÃO DE BEM PÚBLICO E AUTORIZA A DOAÇÃO À ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS PRODUTORES RURAIS DE TOURO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI MUNICIPAL: 973/2025 05/06/2025

05/06/2025

ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 705, DE 18 DE ABRIL DE 2018, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIA

LEI MUNICIPAL: 972/2025 05/06/2025

05/06/2025

ALTERA A LEI MUNICIPAL N° 950, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2025, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI MUNICIPAL: 974/2025 05/06/2025

05/06/2025

PRORROGA A VIGÊNCIA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAREMA-CE, APROVADO POR MEIO DA LEI MUNICIPAL Nº 621/2015 DE 19 DE JUNHO DE 2015, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI MUNICIPAL: 971/2025 05/06/2025

05/06/2025

ALTERA A LEI MUNICIPAL N° 962, DE 16 DE ABRIL DE 2025, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

PORTARIA: 189/2025 04/06/2025

04/06/2025

NOMEAÇÃO DO TÉCNICO FORMADOR DE ENSINO FUNDAMENTAL I - FRANCISCO RAFAEL DOS SANTOS.

PORTARIA: 191/2025 04/06/2025

04/06/2025

NOMEAÇÃO DA COORDENADORA PEDAGÓGICA DA EMEF. ROGÉRIO RIBEIRO.

PORTARIA: 190/2025 04/06/2025

04/06/2025

NOMEAÇÃO DA TÉCNICA FORMADORA DE ENSINO FNDAMENTAL II - TEREZA MARIA SILVEIRA.

PORTARIA: 188/2025 02/06/2025

02/06/2025

NOMEAÇÃO DO COMITÊ EXECUTIVO, RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO(PMSB).

DECRETO: 014/2025 30/05/2025

30/05/2025

DISPÕE SOBRE A PRORROGAÇÃO DA ARRECADAÇÃO DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO - IPTU PARA O EXERCÍCIO DE 2025 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO: 013/2025 30/05/2025

30/05/2025

DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA, PARA FINS DE DESAPROPRIAÇÃO, O BEM IMÓVEL QUE INDICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DECRETO: 012/2025 30/05/2025

30/05/2025

REGULAMENTA A LEI MUNICIPAL Nº 733, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2019, ATRIBUINDO OS VALORES ATUALIZADOS DAS PROGRESSÕES FUNCIONAIS, DE ACORDO COM A LEI MUNICIPAL N° 959, DE 16 DE ABR [...]

LEI MUNICIPAL: 970/2025 23/05/2025

23/05/2025

INSTITUI O DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO CALENDÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE ITAREMA-CE E NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS [...]

LEI MUNICIPAL: 969/2025 23/05/2025

23/05/2025

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DA COORDENADORIA MUNICIPAL DE RELAÇÃO E PROMOÇÃO DOS DIREITOS DOS ASSENTADOS RURAIS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI MUNICIPAL: 967/2025 23/05/2025

23/05/2025

DISPÕE SOBRE A CRIACÃO DO CARGO DE OPERADOR DE MÁQUINAS PESADAS, DE PROVIMENTO EFETIVO, AMPLIANDO O QUADRO FUNCIONAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE ITAREMA/CE E DÁ [...]

PORTARIA: 185/2025 23/05/2025

23/05/2025

NOMEAÇÃO MOBILIZADOR COMUNITÁRIO

PORTARIA: 186/2025 23/05/2025

23/05/2025

DESIGNAÇÃO REPRESENTANTE DA ADMINISTRAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA - FMC

LEI MUNICIPAL: 968/2025 23/05/2025

23/05/2025

ALTERA A LEI MUNICIPAL N° 767/2019, E AS DISPOSIÇÕES DADAS PELA LEI MUNICIPAL Nº 832/2021, REVOGANDO A SEMATURC E CRIANDO A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE (SEMA), E A S [...]

PORTARIA: 187/2025 23/05/2025

23/05/2025

NOMEAÇÃO DO COMITÊ DE INVESTIMENTOS DO REGIME PRÓPRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL - ITAREMAPREV

LEI MUNICIPAL: 964/2025 12/05/2025

12/05/2025

LEI MUNICIPAL N° 964, DE 12 DE MAIO DE 2025, que DISPÕE SOBRE A CAMPANHA ESPECIAL DE REGULARIZAÇÃO TRIBUTÁRIA E ARRECADAÇÃO (REFIS) 2025 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI MUNICIPAL: 965/2025 12/05/2025

12/05/2025

LEI MUNICIPAL N° 965, DE 12 DE MAIO DE 2025, que ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 886, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2022, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

LEI MUNICIPAL: 966/2025 12/05/2025

12/05/2025

LEI MUNICIPAL N° 966, DE 12 DE MAIO DE 2025, que DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO E DENOMINAÇÃO DE RUA SEM DENOMINAÇÃO NOME OFICIAL, EXISTENTE NO DISTRITO DE ALMOFALA, COMO RUA MARI [...]

PORTARIA: 184/2025 07/05/2025

07/05/2025

CONVOCAÇÃO EM CARÁTER ORDINÁRIO A XIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

PORTARIA: 182/2025 07/05/2025

07/05/2025

NOMEAÇÃO MOBILIZADOR COMUNITÁRIO

PORTARIA: 183/2025 07/05/2025

07/05/2025

NOMEAÇÃO DOS REPRESENTANTES DO COMITÊ MUNICIPAL DE MORTALIDADE INFANTIL, FETAL E MATERNA

PORTARIA: 172/2025 06/05/2025

06/05/2025

NOMEAÇÃO COORDENADORA PEDAGÓGICA

PORTARIA: 175/2025 06/05/2025

06/05/2025

DESIGNAÇÃO AGENTE DE DESENVOLVIMENTO

PORTARIA: 174/2025 06/05/2025

06/05/2025

EXONERAÇÃO GERENTE DE SERVIÇOS DE SUPRIMENTOS E ABASTECIMENTO

PORTARIA: 180/2025 06/05/2025

06/05/2025

NOMEAÇÃO COORDENADOR GERAL DE RELAÇÃO E PROMOÇÃO DOS DIREITOS INDÍGENAS

PORTARIA: 173/2025 06/05/2025

06/05/2025

EXONERAÇÃO COORDENADORA DE SERVIÇOS - CONTROLE DE ENDEMIAS VETORIAIS

Perguntas frequentes FAQ

A Prefeitura de Itarema é o órgão executivo responsável pela administração pública municipal. É incumbida de executar as políticas públicas, prestar serviços essenciais à população e promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental do município, conforme as diretrizes da Constituição Federal e da Lei Orgânica Municipal.

Os recursos públicos são aplicados com base nas leis orçamentárias (PPA, LDO e LOA), que definem prioridades e metas para as diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura e assistência social. A execução desses recursos é fiscalizada por órgãos de controle interno e externo, como a Controladoria Municipal e o Tribunal de Contas do Estado.

Qualquer cidadão pode solicitar informações por meio da Ouvidoria Municipal ou do SIC (Serviço de Informação ao Cidadão), presencialmente ou via plataforma eletrônica. O pedido será respondido conforme os prazos legais estabelecidos na Lei de Acesso à Informação.

Os canais principais incluem: Site oficial da Prefeitura; Redes sociais institucionais; Ouvidoria Municipal; Atendimento presencial no prédio da Prefeitura;

A participação pode ocorrer por meio de: Conselhos Municipais (como Saúde, Educação, Assistência Social); Audiências públicas; Conferências temáticas; Ouvidoria e canais de escuta social; Consulta popular e orçamento participativo.

O PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo, com vigência de quatro anos, que define os programas, ações e metas da administração. Ele orienta a aplicação dos recursos públicos e tem impacto direto nos serviços e obras oferecidos à população.

As contratações seguem as normas da Lei Federal nº 14.133/2021, conhecida como Nova Lei de Licitações. Todos os processos devem ser precedidos de planejamento, transparência e ampla concorrência, respeitando os princípios da legalidade, isonomia e economicidade.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5
logo
Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024

Selo ATRICON Ouro 2024Selo UNICEF 2021-2024